Separe um tempo neste fim de semana para uma conversa com a pessoa que você ama. Tente iniciar uma conversa íntima com uma pergunta aberta.
Exemplos de tais questões são: “Que tipo de mudanças podemos fazer juntos no próximo ano para termos o nosso melhor ano de sempre?,” ou “O que sentes que está a ir bem nos últimos dias?,” e “O que sentes que não está a ir tão bem? ”
Você também pode iniciar uma conversa, simplesmente perguntando: “Como estás, amor?” Ou “Como é que sentes que a vida te está a tratar? Fala comigo. Estou a ouvir.”
Colocando seus sentimentos em palavras
Se você luta para colocar os seus sentimentos em palavras no decorrer da sua conversa, você pode usar a lista abaixo como uma ajuda. Você pode precisar usar mais de uma palavra ou frase, e você pode experimentar emoções que não estão nesta lista. Se isso acontecer, não entre em pânico! É totalmente normal! A lista é apenas um ponto de partida. Improvisação é incentivada.
Eu sinto-me…
- desconfortável
- como um fracasso
- desvalorizado
- distante de você
- sozinho
- insultado
- como se eu não fosse aceite
- confortável
- incompreendido
- especial
- carinhoso
Fazer perguntas abertas
Explore sentimentos e pensamentos do seu parceiro, fazendo perguntas que ajudam a abrir o coração. Aqui estão alguns exemplos que você pode tentar:
- Achas que isso afetou o nosso relacionamento? Se sim, como?
- O que os teus valores dizem sobre isso?
- O que realmente gostarias de me perguntar?
- O que especificamente está a perturbar-te nesta situação?
- Pensa em alguém que realmente admiras. O que ele / ela faz e como é que ele / ela vê esta situação?
Expressando Empatia
Para aprofundar a intimidade numa conversa, ajuda a mostrar ao seu parceiro compreensão e empatia. Primeiro, tente se colocar no lugar do seu parceiro, e compreender o que estão dizendo ou sentindo. Em seguida, comunicar ao seu parceiro que seus pensamentos ou sentimentos realmente fazem sentido para você. Abaixo estão algumas grandes declarações para a comunicação de compreensão e empatia. Olhe para elas e utilize qualquer uma que soe como um verdadeiro seguimento das palavras do seu parceiro:
- Eu gostaria de ter sabido isso antes. Desculpa-me.
- Isso está a fazer muito sentido.
- Isso também me teria incomodado muito.
- Eu estou aqui do teu lado.
- Isso deve fazer-te sentir tão impotente.
Lembre-se, numa conversa íntima, o seu trabalho é entender e validar, não é defender a sua percepção. Ambos os parceiros se revezam a serem compreendidos. Nos primeiros anos de um relacionamento, as questões de confiança são fundamentais: “Vais estar lá para mim quando eu estiver chateado?“, “Eu venho em primeiro lugar na tua vida?“, “Posso contar contigo para ganhar dinheiro para a nossa família?” e assim por diante.
Uma vez que você começar a praticar estas habilidades, você pode ser surpreendido pela forma como elas trabalham naturalmente no seu caminho e nas suas interações diárias com os entes queridos … e pelas mudanças positivas que rapidamente vão ter efeito nos relacionamentos que mais importam. Boa sorte!
Fonte: http://www.gottmanblog.com/2014/06/weekend-homework-assignment-intimate.html